terça-feira, 1 de março de 2016

5 truques para conseguir pegar no sono rapidinho



Tem gente que não gosta de dormir – como é o meu caso – e tem quem simplesmente não consiga – meu caso também. Infelizmente, dormir pouco tem consequências que vão além das olheiras e do cansaço no dia seguinte. A falta de sono está relacionada com casos de obesidade, diabetes, alta pressão arterial, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Se contar carneirinhos não adianta, tente algum dos truques a seguir da próxima vez que ficar sem sono:

1 – Esfrie o ambiente

A ideia de que dormir no quentinho é mais confortável até faz sentido, mas, quando nem mesmo assim você pega no sono, tente esfriar o seu quarto. Ambientes mais frios nos fazem dormir melhor. Já reparou que depois de pegar no sono seu corpo esfria? Isso acontece para que o cérebro atinja a temperatura ideal para o descanso perfeito, e seu corpo completa essa etapa mais rapidamente em um ambiente resfriado.

2 – Coma alimentos saudáveis

Uma pesquisa recente revelou que comer fibras à noite tem relação com um sono mais profundo. Gorduras saturadas, no entanto, estão relacionadas com uma qualidade ruim de sono – idem para alimentos doces demais. O jeito, então, é apostar em frutas e alimentos saudáveis em geral.

3 – No escurinho é mais gostoso

Quanto menos luz houver no ambiente onde você dorme, melhor. Nesse sentido, evite também o uso de celulares, computadores e tablets antes de ir para a cama. A luz interrompe a produção de melatonina, hormônio essencial para um bom ciclo de sono.

4 – Mantenha uma rotina de sono

Se você é do tipo que dorme em horários aleatórios com frequência, talvez esteja na hora de repensar esse hábito. Ter um horário certo para dormir e acordar é fundamental para quem quer ter uma boa qualidade de sono, já que isso mantém seu relógio biológico funcionando bem.

5 – Não leve a tecnologia para cama

Checar email, ficar no Tinder, mandar correntes no WhatsApp: deixe tudo isso para o período diurno, não para instantes antes de ir para a cama e menos ainda para o momento em que já estiver deitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário